segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que a minha bebe de 9 meses faz (e não faz)


O bebê de 9 meses está em constante atividade (não me diga?). Ele só para quieto na hora de dormir (é mesmo? a Julia não para quieta mesmo, o soninho do dia dura 40 minutos no m á x i m o.). Por isso, a mamãe tem que ter fôlego para acompanhá-lo (se fosse só para acompanhá-la tava bom, ainda trabalho, tenho uma 'mocinha' de 3 anos e meio com toda energia e mais um pouco e a casa. Tá bom?), já que ele está cada vez mais craque no engatinhar (numa velocidade incrível) e na prática de escalada de móveis e paredes.
Alguns bebês desenvolvem uma nova maneira de se locomover entre o engatinhar e o andar, usando os quatro membros. Eles conseguem ficar em pé sozinhos (ela prefere engatinhar, se a colocamos de pé, ela cai sentada e ainda dá um gritinho: Aiiiiiiiii.) e se segurar. Aos pouquinhos vão começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio.
Com essa idade ele já aprendeu a bater palminha (já está quase cantando parabéns, brincadeira, é que a moça começou a bater palmas aos 6 meses e pouco) e o faz sempre que cantam para ele.
Em relação ao desenvolvimento emocional e social, quando está envergonhado ou leva uma bronca pode fazer beiço, baixar os olhinhos, esconder o rosto e ficar com vergonha (ela baixa os olhinhos e a cabeça, é lindo!).
O bebê de 9 meses consegue colocar emoção nas suas “falas”. Articula as primeiras palavras de duas sílabas como mamã (usa a entonação como se estivesse me chamando, sai um mamãiiiiiiii), papá (para papai e papa=comida), au-au e reage corretamente as palavras familiares como: me dá, pega, vem, não pode (balança a cabecinha).
A criança de 9 meses não só imita o tom de voz que ouve (até a pirraça está parecida com a da ANA) como também as expressões faciais dos adultos que falam com ela.
Nessa fase, elas aprendem gracinhas como piscar o olho e fazer “cheirinho” (ela dá língua. temos que tomar cuidado, porque a Aninha perguntou porque ela não podia dar língua também. Meodeus!)
FONTE - minhas observações em vermelho.

Tenho um sobrinho, o Pedro, que nasceu 1 dia antes da Julia. E vocês não imaginam a leva de comparações (não de nossa parte - eu e minha irmã) de terceiros, quartos e por aí vai. 
Ele tem dente, ela não tem (e daí?); ele anda, ela não (e daí²?); ela fala, ele não (e daí³?).
E daí minha gente, cada bebe tem o seu tempo. 

Ela ainda não tem dentinhos, mas morde o bico do meu peito como se tivesse, porque dói de verdade.
Ela não quer andar, mas chega onde quer engatinhando rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário